Menu English version
Blog Infra como Código

Suporte empresarial para ferramentas Open Source: é necessário?

Confira os resultados da pesquisa da CloudBees sobre o suporte empresarial para organizações que adotam ferramentas de código aberto

Post escrito com base nos resultados da pesquisa sobre Devops e Entrega Contínua realizada pela CloudBees e pela Hurwitz and Associates em 2017.

Em um mundo no qual as operações de TI estão cada dia mais dinâmicas, as organizações são obrigadas a realizar mudanças rápidas nos seus aplicativos para responder às demandas do negócio. Com as ameaças competitivas, os líderes empresariais exigem que as aplicações reflitam as reais necessidades e expectativas dos seus clientes. Portanto, os desenvolvedores de software devem constantemente adicionar novos códigos e integrar novos serviços a essas aplicações.

Para promover um desenvolvimento de aplicativos mais ágil, muitas equipes adotam práticas como a integração e a entrega contínua como parte de uma transformação do DevOps. A metodologia DevOps representa uma transformação cultural na qual as equipes de desenvolvimento e operações trabalham juntas para implementar processos e tecnologias a partir de um esforço para agilizar e acelerar a entrega de aplicativos.

A necessidade de ter um processo de entrega de aplicativos mais responsivo levou os profissionais da DevOps a adotar ferramentas inovadoras de software de código aberto. Muitas dessas soluções possuem comunidades com profissionais de software criativos. Este fluxo constante de inovação e adaptabilidade torna as ferramentas de código aberto a melhor escolha para os desenvolvedores. Algumas das soluções mais utilizadas atualmente em projetos DevOps são o Jenkins, Puppet e Docker.

À medida que a tecnologia de código aberto se torna mais comum no processo de desenvolvimento de código, os líderes de TI exigem recursos de nível empresarial e suporte direto para um uso mais eficiente e seguro das soluções.

 

O estudo realizado pela CloudBees e a Hurwitz & Associates

A empresa americana Hurwitz & Associates divulgou recentemente um estudo realizado com 150 gestores de TI (com poder de decisão) que estão diretamente envolvidos no desenvolvimento de aplicativos empresariais dinâmicos. Patrocinado pela CloudBees, o estudo descobriu que o suporte empresarial é a consideração mais importante para o uso contínuo de ferramentas de código aberto, independentemente da indústria na qual elas serão aplicadas. Os pesquisadores do estudo atuaram com uma variedade de indústrias, incluindo serviços financeiros, manufatura, varejo, saúde e governo. Os participantes eram, em sua maioria, funcionários de grandes organizações.

 

Os resultados da pesquisa sobre as ferramentas Open Source

Os resultados da pesquisa demonstraram claramente que as ferramentas de código aberto estão se tornando padrões para as organizações de desenvolvimento. A maioria das organizações que participaram do estudo da Hurwitz & Associates informou que já estão usando uma variedade de ferramentas de código aberto para acelerar o desenvolvimento e implantação de aplicativos corporativos.

A maioria dos participantes exige o suporte especializado para as empresas. Enquanto os projetos de software de código aberto têm atualizações frequentes e são auxiliados pela comunidade, eles normalmente exigem que os desenvolvedores com conhecimentos avançados atuem sozinhos para adaptá-los às necessidades da organização. Em contrapartida, as versões Enterprise são mais fáceis de utilizar e, em geral, apresentam os seguintes recursos e benefícios:

  • Contratos para a realização completa do suporte empresarial
  • Testes sofisticados antes de novas atualizações serem lançadas
  • Níveis mais elevados de testes de segurança e de patches
  • Recursos de conformidade por meio do contrato empresarial

Os participantes da pesquisa foram convidados a identificar os dois principais motivos para escolherem as versões Enterprise de ferramentas de código aberto. O resultado indicou que organizações que adquirem estas versões buscam um nível mais previsível e estável de suporte, que não pode ser obtido ao depender apenas das comunidades de desenvolvedores.  Confira alguns dos principais requisitos para o suporte corporativo:

  • Mais de 30% dos entrevistados identificaram os recursos empresariais aprimorados e o suporte profissional como motivos fundamentais para adotar as versões Enterprise de ferramentas de código aberto  
  • Mais de 25% dos entrevistados disseram que queriam contar com a responsabilidade do fornecedor no caso de surgirem problemas na produção. Por isso, há uma exigência de que as ferramentas sejam cuidadosamente testadas e certificadas para o uso em projetos vitais das organizações. Embora as ferramentas de código aberto muitas vezes tenham comunidades de usuários grandes e ativas que possam ajudar a resolver os problemas, muitas organizações de TI preferem ter o apoio do suporte empresarial
  • Mais de 30% dos entrevistados identificaram a maior facilidade no uso como o principal motivo para adquirir as versões empresariais. As ferramentas Open Source muitas vezes requerem desenvolvedores altamente qualificados que estão acostumados a realizar testes avançados para garantir a segurança do aplicativo antes do seu lançamento. Para tornar estas ferramentas mais fáceis de serem utilizadas, as versões empresariais geralmente fornecem ambientes de trabalho e monitoramento com o uso de gráficos visuais.

 

Conclusão

As ferramentas Open Source evoluíram ao ponto de milhares de empresas decidirem adotá-las nos seus processos corporativos de desenvolvimento. No entanto, à medida que os desenvolvedores e as organizações dependem cada vez mais delas para desenvolver seus aplicativos e serviços vitais, muitas equipes exigem versões empresariais que oferecem melhor qualidade, recursos corporativos e um suporte completo e especializado para a solução de problemas críticos de confiabilidade, disponibilidade e segurança.

 

Versões Enterprise no Brasil

A Instruct é líder em automação de TI e projetos DevOps na América Latina. Somos parceiros autorizados a realizar consultorias estratégicas e implementação de ferramentas Enterprise como CloudBees Jenkins, Puppet, Twistlock, Mattermost, Chocolatey, GitLab, Hashicorp e Sonatype. Para saber mais sobre as nossas parcerias e áreas de atuação, clique aqui.

Post escrito em parceria com a CloudBees.