Menu
Blog Infra como Código

Puppet x Ansible: qual ferramenta escolher?

Entenda as principais diferenças entre as ferramentas de automação

Um dos pontos cruciais do planejamento de um projeto de automação e DevOps é a escolha da ferramenta que será responsável pelo gerenciamento de configurações e trabalhará com a infraestrutura. Existem muitas opções disponíveis no mercado e, por isso, é necessário realizar uma ampla pesquisa e entender se as funcionalidades da tecnologia escolhida satisfarão os requisitos e necessidades do seu time.

Hoje, nós apresentamos uma análise completa das diferenças entre o Puppet e o Ansible, dois sistemas muito conhecidos para a automação de infraestrutura. Confira!

 

1) Focos distintos

Enquanto o Puppet e o Ansible são freqüentemente mencionados na mesma frase como concorrentes diretos, e ambos são considerados como ferramentas de gerenciamento de configuração, eles realizam um conjunto diferente de tarefas. O Puppet está focado no gerenciamento holístico e contínuo do seu datacenter, sistemas e aplicativos. Já o Ansible é focado principalmente na execução de tarefas e na orquestração. A solução certa para sua organização depende dos objetivos que você deseja alcançar a longo prazo.

 

2) Por que escalar é importante?

Ao contrário de Ansible, Chef, BladeLogic e outras soluções apresentadas pelo mercado, o Puppet Enterprise é desenvolvido para escalar suas práticas de gerenciamento de configuração em toda a empresa para que você possa atender às necessidades do negócio de forma mais rápida, eficiente e com menor risco. As equipes se unem em torno de uma linguagem comum, com um único conjunto de processos e ferramentas, a partir disto, todos os especialistas do seu time tem um local centralizado que contém a configuração correta de todos os seus sistemas e serviços.

Como princípio fundamental, o Puppet permite que você defina o estado desejado de sua infraestrutura: no datacenter, nos ambientes virtualizados, na nuvem e em tudo o que está sendo executado dentro dos containers. Além disso, o Puppet trabalhará nos passos que são necessários para que este processo ocorra corretamente e sem falhas.

Uma ferramenta como o Ansible, que segue instruções procedurais definidas pelo usuário. Ele simplificará as tarefas ad hoc, baseadas em eventos. Sua abordagem sem agente torna mais fácil para as equipes de tamanho pequeno e médico colocar sistemas e serviço para rodar em um curto espaço de tempo. No entanto, se houver a necessidade de escalar rapidamente o ambiente, talvez as facilidades não sejam as mesmas.

Em relação ao Ansible, o Puppet oferece um nível de compreensão e visão plena das mudanças com relatórios muito mais abrangentes, com maior controle e mais flexibilidade para escalar ambientes de forma simples e rápida.

Aqui estão algumas das principais vantagens do Puppet Enterprise:

Escale o sistema em toda a sua empresa – e minimize os silos;
Detecte alterações fora dos processos definidos e faça uma correção automática;
Obtenha segurança e conformidade com relatórios holísticos de infraestrutura;
Suporte completo para maximizar o seu investimento;

 

3) Benefícios exclusivos do Puppet Enterprise

 

Simulação de mudanças

A metodologia utilizada pelo Puppet permite que você compare o estado atual de sua infraestrutura com o estado desejado. No modo de simulação, também chamado de “noop”, você poderá visualizar as alterações que o seu código fará sem qualquer impacto real para seus sistemas. O modo de simulação é nativo da operação de Puppet, então todas as configurações que você define dentro do seu código Puppet sempre podem ser executadas nele.
 

Detecção de conflitos avançada

O Puppet entende as relações entre todas as configurações em um sistema e gera um único modelo de sua infraestrutura. Assim, o sistema poderá encontrar os conflitos na configuração desejada.

Isso significa que, se dois membros diferentes da equipe estiverem escrevendo um código, o Puppet evitará que o código de uma pessoa sobrescreva o outro. À medida que seus contribuidores de automação crescem ao longo do tempo, isso garante que seus sistemas estejam realmente no estado desejado e evita possíveis conflitos durante o desenvolvimento.

 

Limpeza de configuração não gerenciada

O Puppet entende todas as configurações do sistema, sejam elas gerenciadas por ele ou não, e poderá remover àquelas que apresentam inconsistências ou que não deveriam estar presentes. Configurações como regras de firewall erradas, sites do IIS, pacotes, chaves SSH, certificados e muito mais podem ser eliminados do sistema para que elas não representem um risco de segurança para a sua organização.

 

Inteligência integrada

O Puppet entende as dependências das configurações e lida com as falhas de configuração de forma inteligente. Se ocorrer um erro, o Puppet vai ignorar as configurações dependentes deste erro e continuará gerenciando configurações que não tenham relação com a falha, garantindo a consistência do ambiente.

As capacidades de orquestração do Puppet Enterprise seguem a mesma abordagem. O Puppet conhece os relacionamentos entre a rede de serviços em sua infraestrutura e pode determinar automaticamente a ordem das operações ao realizar uma alteração significativa.
 

Exame e inspeção do sistema

O Puppet tem a capacidade de inspecionar a configuração existente em sistema para informar as configurações atuais, mesmo que não sejam gerenciadas por Puppet. Você pode usar essas informações para inventariar, analisar e visualizar todos os pacotes existentes, usuários, bancos de dados SQL Server, regras de firewall, etc. Assim, você poderá saber rapidamente o que precisa ser automatizado em sua infraestrutura.
 

Gerenciamento de configurações

O Puppet Enterprise permite que você atribua configurações padrão para a infraestrutura, como servidores NTP e credenciais de banco de dados, com base em localização, plataforma de virtualização, ambientes de infraestrutura e muito mais. Você também pode criar hierarquias para substituir essas configurações quando necessário.

 

Treinamentos no Brasil

A Instruct é a parceira da Puppet no Brasil e oferece treinamentos oficiais, em português, com instrutores certificados e com mais de 17 anos de experiência em projetos de infraestrutura para empresas privadas e organizações governamentais. Os cursos são oferecidos presencialmente e possuem três níveis de conhecimento, ou seja, são criados para que o aluno entenda completamente a tecnologia e possa utilizar técnicas de gerenciamento de forma otimizada. Para saber mais sobre os treinamentos, clique aqui.

 

Consultoria especializada

A Instruct desenvolve e orienta a implementação da automação de TI a partir de consultorias especializadas no Brasil. O objetivo deste trabalho é orientar a equipe sobre as melhores práticas e auxiliar os times a iniciarem o gerenciamento de infraestrutura com o uso do Puppet Enterprise. Em 2016, um dos nossos projetos foi destaque na PuppetConf na Califórnia e, como consequência do resultados alcançados, fomos escolhidos como Melhor Parceiro Internacional da Puppet. Para conhecer os nossos serviços de consultoria, clique aqui.

 

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a nossa equipe clicando aqui ou fale conosco pelas redes sociais da Instruct 🙂