Menu English version
Blog Infra como Código

Conheça o Puppet Bolt e automatize as tarefas da sua organização

Entenda como funciona a nova ferramenta da Puppet para eliminar o trabalho manual na sua infraestrutura

 

Um dos grandes pontos fortes da Puppet na última década foi a ideia da automação baseada em modelos. Com o Puppet, você modela o estado final desejado de sua infraestrutura e a ferramenta faz o trabalho pesado de impor continuamente esse estado por você. Essa ideia foi tão bem aceita pelo mercado que se tornou a maneira padrão a partir da qual todos esperam que novas ferramentas de gerenciamento de configurações atuem.

No entanto, todas as ferramentas precisam evoluir de acordo com as demandas dos seus clientes. Por isso, à medida que a Puppet recebeu feedbacks da sua comunidade de usuários, clientes e parceiros, a solução passou a gerenciar novos tipos de tecnologia, como contêineres de aplicativo únicos e APIs de serviço de nuvem. Contudo, para os times, há uma sensação de que existem atividades que nem sempre se encaixam perfeitamente nessa visão de modelagem e aplicação contínua de estados pré-determinados. Por exemplo, às vezes você só precisa realizar alterações pontuais na infraestrutura, tais como:

  • Identificar rapidamente uma falha pontual ou realizar uma alteração única em sistemas individuais;
  • Distribuir scripts para serem executados em toda a sua infraestrutura;
  • Automatizar alterações que precisam acontecer em um pedido específico como parte do deploy de um aplicativo;
  • Interromper, reiniciar, migrar ou atualizar bancos de dados nos quais você precisa concluir tarefas sequencialmente.

A questão é que existem inúmeras tarefas que fazem parte da automação do dia a dia que você precisa fazer, o que pode ser parte de uma abordagem mais ampla para automatizar sua infraestrutura, mas que não corresponde conceitualmente a essa ideia de modelo gestão. Por isso, a Puppet lançou o Puppet Bolt, uma solução inovadora para realizar o gerenciamento inteligente e a automação de tarefas na sua infraestrutura.

 

Como funciona o Puppet Bolt?

O Puppet Bolt é uma solução Open Source que executa tarefas ad hoc em toda a sua infraestrutura e aplicativos. É perfeito para solucionar problemas ou implementar alterações pontuais, distribuir scripts para serem executados em toda a sua infraestrutura ou para automatizar alterações que precisam acontecer em um pedido específico como parte do deploy de aplicativos.

O Bolt é acionado por meio de uma interface de linha de comando e se conecta a sistemas remotos via SSH e WinRM, portanto, não é necessário instalar nenhum software adicional. As tarefas que o Bolt executa são reutilizáveis e compartilháveis a partir do Puppet Forge, e podem ser escritas em qualquer linguagem de script ou de programação.

 

Quais são os benefícios do Puppet Bolt?

O Puppet Bolt é uma ferramenta que traz inúmeras vantagens para os times de TI e para a organização como um todo, tais como:

  • Economia de tempo da equipe: o time pode se concentrar na realização de atividades realmente relevantes para a visão estratégica da organização, ao invés de investir tempo para completar tarefas que podem ser automatizadas pela ferramenta.
  • Gerenciamento simplificado: Automatize rapidamente tarefas manuais e repetitivas em toda a sua infraestrutura e aplicativos. Traga seus próprios scripts em qualquer linguagem de programação, use módulos do Puppet Forge ou escreva tarefas reutilizáveis usando o framework simples do Bolt. Você pode começar em uma escala pequena com o Puppet Bolt e escalar até o Puppet Enterprise conforme necessário.
  • Não há necessidade de agentes externos: Basta conectar-se remotamente a um dispositivo via WinRM ou SSH e executar comandos em qualquer plataforma suportada. Não é necessário usar nenhum agente, pois serão exigidas apenas as credenciais de senha ou chave de acesso, simplificando o uso e a configuração da ferramenta.
  • Escalabilidade de acordo com as suas demandas: Você pode começar com scripts ou tarefas individuais ou criar fluxos de trabalho sofisticados usando planos de tarefas. Os planos de tarefas usam um subconjunto simplificado da linguagem Puppet para agrupá-las e executá-las em sequências ordenadas e orquestradas.

 

Puppet Bolt no Brasil

A Instruct é parceira oficial da Puppet no Brasil e trabalha com a consultoria estratégica e treinamentos corporativos relacionados ao Puppet Enterprise (saiba mais aqui). Em breve, divulgaremos novas informações sobre o uso do Puppet Bolt por organizações brasileiras 🙂

Post produzido em parceria com a Puppet.