Menu English version
Blog Infra como Código

Primeiro dia de palestras na Puppet Conf

O dia (8) começou com a keynote do PuppetMasterD, Luke Kanies, falando sobre o cenário atual do DevOps e automação no mundo. Após ganhar a atenção do público, que não era pequeno, Kanies fez uma demonstração (muito esperada por sinal) do Puppet Application Orchestration. Ele aproveitou também para limar os rumores a respeito de sua saída da Puppet Labs: ele disse pretender ficar por pelo menos mais dez anos, tendo em vista o quanto o mercado de automação tem para crescer.

“Apenas 15% das empresas de TI ao redor do mundo fazem algum tipo de automação”, Luke Kanies | Foto: Jéssica Macedo – Puppet Conf2015

“Apenas 15% das empresas de TI ao redor do mundo fazem algum tipo de automação”, Luke Kanies | Foto: Jéssica Macedo – Puppet Conf2015

 

Guto e Miguel apreciaram a demo, mas também fizeram testes práticos do Puppet Application Orchestration em um dos stands. Eles destacaram como característica da ferramenta a possibilidade de desenhar via Puppet um cenário de infraestrutura envolvendo múltiplos nomes interdependentes.

Com o Application Orchestration evoluímos da aplicação restrita a configuração individual de nodes para o provisionamento e configuração de nodes em cenários mais complexos em nossa infraestrutura. É um grande avanço que certamente vai agradar muitos entusiastas da automação de infraestrutura. (Carvalho, 2015)

As palestras da Conferência no geral não foram muito aprofundadas, tecnicamente falando. De certa forma, as apresentações foram superficiais, com conteúdos facilmente encontrados em materiais na internet. Com isso, tornou-se mais interessante visitar os stands e checar as novidades de algumas tecnologias.

O mais interessante neste dia foi poder trocar algumas informações com o time de educação da Puppet Labs. Guto e Miguel já se inteiraram das novidades para os treinamentos mais avançados, como o Architect, tendo também maior presença de Docker e Razor.

Miguel e Guto com o education team da Puppet Labs | Foto: Jéssica Macedo

Miguel e Guto com o education team da Puppet Labs | Foto: Jéssica Macedo

 

Assista ao vídeo resumo:

No fim do dia, ouve uma festa rápida no Oregon Museum of Science and Industrie (OMSI), bom para reforçar o network com parceiros e o time da Puppet Labs.

Acompanhe toda a cobertura da PuppetConf2015.

Jéssica Macedo – Jornalista Freelance