Menu English version
Blog Infra como Código

Padronização de ferramentas para a entrega contínua

Confira os resultados da pesquisa da CloudBees sobre o uso de ferramentas de entrega contínua nas organizações

Post escrito com base nos resultados da pesquisa sobre Devops e Entrega Contínua realizada pela CloudBees e pela Hurwitz and Associates em 2017.

Nunca houve tanta pressão sobre as organizações de desenvolvimento e operações de TI para oferecer aplicativos novos e melhorados para o negócio quanto nos dias atuais. Os empresários são impacientes e esperam a criação de novas ofertas de produtos que permitam às suas organizações superar os seus concorrentes. No entanto, para atender às demandas o mais rápido possível, os desenvolvedores, individualmente ou como parte de uma equipe, dependem de uma série de ferramentas que melhor atendam às suas necessidades imediatas. Nesses ambientes de alta pressão, ninguém tem tempo para se engajar no planejamento e no gerenciamento cuidadoso que são necessários para criar uma plataforma sofisticada que suporte todas as mudanças com segurança.

Mas esse uso de múltiplas ferramentas sem organização não é sustentável. À medida que a organização começa a amadurecer, uma abordagem desordenada e descoordenada não funciona mais. Quais são os desafios que levaram a liderança de TI a mudar de direção? Apresentamos abaixo os principais problemas que estão gerando uma mudança nas regras de padronização de ferramentas nas organizações:

  1. A colaboração entre desenvolvedores em diferentes equipes é difícil. Quando múltiplos times usam uma variedade de ferramentas diferentes, a colaboração se torna mais complexa.
  2. À medida que mais ferramentas são inseridas nos processos de trabalho, os custos delas, do suporte e do treinamento começam a aumentar. Além disso, com tantas soluções diferentes, é difícil aproveitar as economias de escala obtendo grandes licenças empresariais que são cobradas de acordo com o uso.
  3. Desafios de manutenção com ferramentas diferentes. Quando uma organização tem que gerenciar uma infinidade de ferramentas independentes, é quase impossível acompanhar as tarefas de manutenção, como atualizações e patches. Muitas delas estão diretamente relacionadas a alterações de segurança e, se forem negligenciadas, os desenvolvedores podem estar permitindo vulnerabilidades a aplicativos e colocando o produto em risco.

 

Os resultados do estudo sobre entrega contínua

A Hurwitz & Associates concluiu recentemente um estudo patrocinado pela CloudBees com 150 gerentes e diretores de TI sobre como lidar com os desafios do desenvolvimento e implantação de software. Os entrevistados eram de uma ampla gama de indústrias, tais como: tecnologia (26%), fabricação (11%), serviços financeiros (10%), educação (9%) e serviços de saúde (9%).

O estudo indicou que a maioria dessas organizações está fazendo mudanças significativas na maneira como elas abordam o desenvolvimento e implantação de aplicativos. 86% – a maioria dos entrevistados – estão padronizando uma seleção de ferramentas em todas as suas equipes de desenvolvimento. Além disso, 46% oferecem aos times uma opção com curadoria – a TI centralizada oferece uma seleção de ferramentas aprovadas e a equipe de desenvolvimento pode escolher quais utilizar dentro desta lista.

Outros 40% das organizações possuem ferramentas completamente padronizadas em equipes de desenvolvimento, garantindo que os desenvolvedores usem as mesmas ferramentas em toda a organização. Esse esforço para centralizar ferramentas ajuda a liderança de TI a garantir que as equipes possam colaborar mais facilmente, enquanto a TI pode controlar todos os custos e administrar mais facilmente o uso de licenças e a implementação de atualizações.

 

Conclusão

É claro que há mudanças significativas ocorrendo nessa nova geração de ambientes de aplicativos e operações. Para avançar sem problemas em direção ao uso da entrega contínua, a liderança de TI está descobrindo que é preciso ter uma abordagem sistemática para a seleção e a implantação de ferramentas. Assim, é possível obter mais segurança, escalabilidade e agilidade para o desenvolvimento de software.

 

Conheça o CloudBees Jenkins Enterprise

O CloudBees Jenkins trabalha com a entrega contínua para a era DevOps. A versão Enterprise Edition apresenta funcionalidades corporativas para segurança, escalabilidade, capacidade de gerenciamento e resiliência. A Instruct é parceira oficial da CloudBees no Brasil para a realização de treinamentos e de consultorias. Para saber mais, clique aqui.

Post produzido em parceria com a CloudBees.