Menu English version
Blog Infra como Código

Instruct Summit: superando as barreiras do trabalho remoto

Confira como foi o evento realizado pela Instruct para reunir os times presencialmente em Campinas, SP

Você já pensou em trabalhar remotamente?

A Instruct é uma empresa que acredita no poder do trabalho remoto para melhorar a produtividade das equipes e nos inúmeros benefícios oferecidos por essa modalidade. Por isso, os nossos profissionais podem trabalhar nas suas casas, sem a necessidade de ir presencialmente a um escritório.

 

Trabalho remoto: equipes distribuídas em todo o Brasil

Ao adotar essa política, nós expandimos também os nossos horizontes: apesar de termos escritórios físicos em São Paulo e em Brasília, temos profissionais espalhados por todo o Brasil trabalhando nos nossos times. Isso vale não apenas para os desenvolvedores de software, mas também para as equipes que dão suporte às operações da empresa (departamento comercial, administrativo, marketing, etc).

É importante ressaltar que o trabalho remoto não significa “horário flexível”. Nossos times trabalham normalmente, dentro do horário comercial, mas com a vantagem de estarem no conforto das suas casas. Caso seja necessário, eles também podem utilizar os escritórios físicos da empresa, que sempre estão disponíveis.

No entanto, o trabalho remoto traz alguns desafios, como promover uma interação eficiente entre as equipes e manter todos os profissionais motivados na realização dos seus projetos. Por isso, a Instruct organiza todos os anos o Summit: um encontro presencial de todos os nossos colaboradores para uma semana de aprendizado, feedback e troca de experiências.

 

Instruct Summit: confira como foi o evento

Na semana passada, realizamos a edição 2018 do Instruct Summit em um hotel na região central de Campinas, SP. O evento teve como objetivo reunir os nossos mais diversos times e promover a troca de aprendizados entre eles.

 

“O evento transpôs os desafios da distância física entre os colaboradores, integrando todos em dinâmicas que corrigem e melhoram os processos, com discussões que agilizam o aprendizado e a troca de ideias.”

 

Além disso, realizamos uma série de palestras e workshops com todas as equipes, sobre assuntos como: uso inteligente de containers, metodologia Kanban e qualidade de software. Nós acreditamos na cultura DevOps e, por isso, abrimos espaço para que os profissionais pudessem trazer seu feedback sobre os desafios atuais enfrentados nos seus projetos. Assim, foi possível encontrar soluções para termos um ambiente mais produtivo e eficiente

Mais importante do que a metodologia de trabalho adotada, é essencial garantir que o ambiente seja favorável à criatividade e ao diálogo. O Summit é apenas uma das iniciativas da Instruct para melhorar a colaboração entre as diversas equipes: o uso de ferramentas de ChatOps (como o Mattermost) e um bom gerenciamento dos repositórios (com o GitLab Enterprise) também fazem a diferença no nosso dia a dia.

Em breve apresentaremos aqui no Blog outros artigos sobre a experiência do trabalho remoto em uma empresa DevOps. Aguarde!