Menu English version
Blog Infra como Código

Instruct em 2017: confira a nossa retrospectiva!

2017 foi um ano de muitas transformações na Instruct, tanto internamente quanto na relação com os nossos clientes e projetos. Se existe uma palavra que resume com precisão o ano que passou, essa palavra é integração.

Integração para conectar um time que trabalha remotamente em diversas cidades do Brasil e do mundo. Integração para unir os times dos nossos clientes em prol de resultados mensuráveis, escaláveis e confiáveis. Integração para oferecer as melhores soluções em automação e DevOps disponíveis no mercado, com tecnologia de ponta sendo disponibilizada todos os dias no Brasil pela nossa equipe de inovação.

Por isso, ao olhar todos os resultados alcançados em 2017, nós percebemos o quanto a comunicação e a busca constante pelo conhecimento são fundamentais na nossa jornada. Esses são princípios do DevOps que nós compartilhamos com os nossos clientes: comunicação para integrar profissionais e gestores e conhecimento técnico e organizacional para o desenvolvimento de projetos inovadores de alta qualidade.

Confira alguns fatos marcantes sobre a Instruct em 2017 🙂

 

1) Novas parcerias

A Instruct está sempre em busca de novas parcerias para desenvolver tecnologias inovadoras no Brasil. Nós procuramos empresas que são líderes de mercado no exterior e são amplamente reconhecidas como líderes nos seus segmentos. Em 2017, tivemos o orgulho de anunciar seis novas parcerias:

Nossos profissionais trabalham de forma integrada com os times destas empresas nos Estados Unidos, para o desenvolvimento de projetos inovadores para as organizações brasileiras. Além disso, somos certificados para realizar consultorias estratégicas para a implementação das tecnologias que utilizamos. Para saber mais, clique aqui.

 

2) Expansão do time de colaboradores

Assim como o mercado de automação de TI, a Instruct também cresceu. E, por isso, trouxemos novos colaboradores para fazerem parte do nosso time e atuarem diretamente na difusão da metodologia DevOps junto aos nossos clientes.

Sejam bem-vindos ao nosso time: Fabio Iassia, Flavio Andrade, Letícia Mestriner, Oscar Esgalha, Raphael Neumann, Taciano T., Thiago Assis, Thiago Pena e Igor Bezerra!

Por termos profissionais em diversas cidades do Brasil, realizamos um evento incrível em novembro para reunir todos os nossos colaboradores. O 1º Encontro Nacional da Instruct, realizado na cidade de Brasília, em Novembro, proporcionou uma oportunidade única para a realização de treinamentos, troca de conhecimentos e confraternizações. Além disso, realizamos, ao longo do ano, a capacitação contínua do time para o uso de modelos ágeis como SCRUM, Kanban e Agile.

 

3) Novo escritório em Brasília

Nós inauguramos um novo escritório para ser a nossa sede em Brasília. Assim, temos uma infraestrutura física mais moderna e espaçosa para o trabalho da nossa equipe!

 

4) Atuação em projetos e treinamentos

Em 2017, participamos de grandes projetos de automação para empresas governamentais e privadas. Eles foram realizados em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Palmas, Brasília e Boa Vista. Além disso, ministramos mais de 20 turmas dos treinamentos oficiais da Puppet no Brasil (saiba mais aqui).

 

 

5) Patrocínio Platinum do DevOpsDays Brasília

O DevOpsDays Brasília é considerado a única conferência sobre DevOps no Centro-Oeste, sendo a maior do Brasil, e uma das maiores do mundo em número de participantes. Neste ano, mais uma vez, tivemos o orgulho de apoiar, patrocinar (categoria Platinum) e participar do evento. Além disso, nosso consultor Guto Carvalho foi responsável pelo keynote de abertura, com uma palestra com o tema “DevOps: State of the Union”.

 

Foram 2 dias de muitos debates, conversas e palestras sobre o futuro da cultura DevOps no Brasil. Por isso, todo o time da Instruct – inclusive os profissionais que não trabalham em Brasília – fez questão de estar presente nesta edição. Nós acreditamos que esta foi uma oportunidade incrível de aprendizado, networking e compartilhamento de informações sobre projetos inovadores com a automação de TI.   

 

6) Palestras realizadas

A Instruct participa, todo ano, de inúmeras conferências no Brasil e no exterior sobre assuntos relacionados ao setor de automação de TI. Neste ano, nossos instrutores realizaram palestras em eventos como Meetup Puppet-BR, DevOps Week, MeetUp Docker-DF, DevOpsDays Brasília e PuppetConf 2017. Além disso, nós também fizemos participações especiais no programa “Na estrada DevOps”, para discutir os temas Infraestrutura como Código e DevOps no Governo.

Uma das novidades da Instruct foi o Ciclo de Palestras que realizamos em Tocantins – foram 3 dias de treinamento aberto aos servidores de órgãos públicos sobre 4 temas: DevOps, Infraestrutura como Código, Puppet e Times Ágeis de Infraestrutura. Em 2018, o projeto será expandido para outras cidades do país e as datas serão anunciadas no nosso site.


7) Apoio à comunidade

Desde a sua fundação, em 2012, a Instruct tem uma participação intensa nos projetos da comunidade DevOps no Brasil. Nosso objetivo é fortalecer a cultura e torná-la cada dia mais acessível para as organizações. Por isso, realizamos as seguintes iniciativas:

Projetos Open Source: Nossos consultores codificaram e divulgaram uma série de projetos OpenSource relacionados ao Puppet. Eles foram criados com base na experiência deles com a automação de TI e o gerenciamento de infraestruturas em organizações públicas e privadas. Os projetos podem ser acessados pelos links abaixo:

Docker para desenvolvedores: A Instruct patrocinou o livro sobre Docker, escrito por Rafael Gomes. O material é inédito no Brasil, com uma explicação clara e esquematizada sobre a utilização dos containers no processo de desenvolvimento de software. Para saber mais, clique aqui.

Lightning Talk: Nós lançamos a primeira temporada dos podcasts da Instruct, com assuntos como Docker & Jenkins, Kubernetes & Microsserviços e GitLab PostMortem. Os episódios podem ser ouvidos gratuitamente aqui.

Time no Mattermost: Nós criarmos um time no Mattermost (mattermost.instruct.com.br) com o nome de community. Nele, nós fomentamos a discussão sobre as tecnologias com as quais trabalhamos no Brasil. Para participar, clique aqui.

 

8) Materiais gratuitos disponibilizados

Nós continuamos com o nosso projeto de desenvolvimento de eBooks e guias completos sobre assuntos pertinentes ao universo da automação e desenvolvimento de software. Em 2017, lançamos materiais educativos em português em parceria com empresas como Puppet e Sonatype. Para conferir todos os eBooks disponíveis, clique aqui.

Além disso, o nosso site ganhou um novo design e organização: agora ficou muito mais fácil acessar todos os nossos conteúdos e expandir os seus conhecimentos em DevOps e Infraestrutura como Código! Você também pode encontrar informações em português e infográficos sobre as soluções internacionais de automação de TI com as quais trabalhamos (clique aqui para saber mais) 🙂

 

9) Participação na PuppetConf 2017 em San Francisco

Em 2017, a Instruct, como parceira oficial da Puppet na América Latina, teve a honra de, mais uma vez, promover uma das palestras da PuppetConf. O evento foi realizado em San Francisco, na Califórnia, e é considerado uma das maiores conferências do mundo de automação de TI.

O nosso consultor Miguel Di Ciurcio Filho realizou uma apresentação com o tema “No Server Left Behind – Successfully Rolling Out Puppet on Legacy Environments” (em português: “Não deixe nenhum servidor para trás – como implantar o Puppet corretamente em ambientes legados”).

Assista a palestra no vídeo abaixo:

 

10) Café com DevOps

O Café com DevOps é um projeto inédito no Brasil criado pela Instruct para promover discussões mais frequentes sobre DevOps e assuntos relacionados à automação de TI. Em dezembro, realizamos a primeira edição em São Paulo, com uma convidada especial: a equipe americana da CloudBees veio ao Brasil para palestrar sobre o uso do Jenkins em organizações modernas.

No próximo ano, iremos promover novas edições do evento em outras cidades 🙂

 

Que 2018 continue trazendo inovação, conhecimento e colaboratividade para o mercado de automação de TI no Brasil! Este é o desejo da Instruct e de toda a nossa equipe, que trabalha todos os dias para que a cultura DevOps seja a cada dia mais utilizada e difundida no nosso país.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer à confiança de todos os nossos clientes, parceiros e colaboradores para o desenvolvimento de projetos bem sucedidos ao longo da nossa história!