Menu English version
Blog Infra como Código

Ferramentas Open Source: como garantir a segurança e a escalabilidade?

Entenda como as versões empresariais podem ajudar o seu time a ter um desenvolvimento de código mais ágil, eficiente e seguro

 

As ferramentas de desenvolvimento e entrega de aplicativos de código aberto fornecem uma série de vantagens para as organizações. Criadas por desenvolvedores para seu próprio uso, elas atendem às necessidades que os produtos comerciais muitas vezes não conseguem preencher.

No entanto, ferramentas Open Source não podem fazer tudo sozinhas: até mesmo as melhores soluções de código aberto têm lacunas funcionais e de suporte que criaram oportunidades que podem ser preenchidas pelas empresas de TI. Ao combinar o potencial de ferramentas de entrega de código aberto com o suporte de extensões comerciais, os desenvolvedores podem ajudar suas organizações a criar aplicativos de alta qualidade com mais rapidez.

A Forrester realizou uma pesquisa avançada sobre o desenvolvimento de aplicativos com mais de 150 profissionais, que atuam diretamente na produção de código nos Estados Unidos. A conclusão do estudo foi que, embora as ferramentas de código aberto desempenhem um papel importante no ciclo de entrega de software da maioria das organizações, elas não conseguem suportar toda a demanda sozinhas.

 

Ferramentas Open Source: Por que elas são utilizadas?

O estudo conduzido pela Forrester chegou a três conclusões:

  • As ferramentas de entrega de aplicativos de código aberto são essenciais para o sucesso organizacional;
  • As ferramentas de código aberto podem sofrer vulnerabilidades de segurança graves;
  • As extensões comerciais criadas para ferramentas Open Source preenchem as lacunas de funcionalidades existentes.

Na era da inovação constante, cada empresa é um negócio digital, exigindo uma rápida entrega de aplicativos de alta qualidade que encantem os clientes e inovem nos seus negócios. A entrega de aplicativos, agora mais do que nunca, é um componente essencial do sucesso organizacional em todas as indústrias.

Não é nenhuma surpresa que as pessoas responsáveis ​​pela seleção de ferramentas de desenvolvimento de software compreendam bem a importância do seu papel: elas realizam a  seleção de ferramentas que ajudem suas organizações a acelerar a entrega ao mesmo tempo em que melhoram a qualidade. O que pode surpreender é que, na maioria das vezes, a solução encontrada é de código aberto. O estudo também revelou que:

  • As ferramentas de código aberto têm sido utilizadas com enorme frequência na entrega de aplicativos;
  • As ferramentas de código aberto oferecem novas possibilidades ao time de desenvolvimento, com ganhos de velocidade e de qualidade do código;
  • As ferramentas de código aberto são vistas como menos dispendiosas, pelo menos inicialmente, e oferecem recursos únicos para as equipes.

 

Ferramentas Open Source x Versões empresariais

As ferramentas de desenvolvimento Open Source são conhecidas por oferecerem recursos com qualidade similar ou melhor do que as ofertas comerciais existentes e a um custo menor. No entanto, isso não significa que elas não apresentem falhas e desafios, ou que todas as ferramentas de código aberto terão um baixo custo total porque não há um valor inicial a ser pago. Embora os riscos e os custos variem de ferramenta para ferramenta, as organizações que procuram adotar soluções de código aberto em seu pipeline de entrega de software devem ter cuidado com as seguintes armadilhas:

  • Vulnerabilidades de segurança no código aberto;
  • Personalização necessária (que pode gerar custos para a organização);
  • Dificuldades ao realizar a escalabilidade.

As ferramentas de desenvolvimento de código aberto desempenham um papel central na de entrega de software de muitas organizações. Para ter todas as funcionalidades necessárias e suprir as lacunas de segurança dessas ferramentas, gestores inteligentes utilizam as versões comerciais criadas em cima de projetos Open Source para obter mais qualidade e suporte para a solução adotada. A pesquisa da Forrester também revelou que a maioria dos entrevistados considera que as opções empresariais agregam um valor significativo à ferramenta “original” de código aberto.

 

Conclusão

Os desenvolvedores que contribuem para projetos de código aberto criam ferramentas que eles querem usar e que resolvem problemas que eles entendem de forma única. Apesar do valor que essas soluções oferecem, as ferramentas Open Source geralmente não são suficientes para atender às necessidades das grandes empresas que valorizam a segurança, a estabilidade, a escalabilidade e o baixo custo geral de suporte.

As opções empresariais (versões Enterprise) podem preencher essas lacunas. As empresas que querem utilizar tanto as vantagens do código aberto quanto as inúmeras possibilidades de versões mais avançadas devem considerar o seguinte:

  1. Certifique-se de que suas ferramentas de código aberto sejam adequadamente suportadas. Os projetos de código aberto são suportados por suas comunidades, mas a capacidade de resposta dessas comunidades para corrigir defeitos e vulnerabilidades de segurança pode variar amplamente. A escolha de um parceiro comercial para suporte a produtos de código aberto pode ajudar a fechar o intervalo de tempo de resposta.
  2. Analise se as soluções escolhidas fornecem os recursos que você precisa. As ferramentas Open Source geralmente têm o foco em um desenvolvedor único ou em uma equipe pequena: elas funcionam bem em contextos menores, mas podem faltar as funcionalidades que as grandes empresas precisam para suportar um lançamento em escala. As versões empresariais podem facilitar as atividades administrativas e oferecer suporte para múltiplas tarefas, que as opções de código aberto não conseguem disponibilizar.
  3. Confira se há uma boa integração entre as ferramentas de código aberto e o resto da cadeia de soluções já adotadas pelo seu time. Não é possível que uma única ferramenta em um pipeline de entrega de aplicativos moderno possa fazer tudo, então integrações sólidas e estáveis ​​entre diversas soluções são essenciais para o sucesso total do projeto. Por isso, as versões empresariais possuem integrações confiáveis ​​entre ferramentas que são constantemente atualizadas com as versões mais recentes.

Se você quiser conferir os resultados completos do estudo da Forrester citado neste post, clique aqui (disponível apenas em inglês).

 

Conheça o CloudBees Jenkins Enterprise

O CloudBees Jenkins trabalha com a entrega contínua para a era DevOps. A versão Enterprise Edition apresenta funcionalidades corporativas para segurança, escalabilidade, capacidade de gerenciamento e resiliência. A Instruct é parceira oficial da CloudBees no Brasil para a realização de treinamentos e de consultorias. Para saber mais, clique aqui.

Post produzido em parceria com a CloudBees.