Menu English version
Blog Infra como Código

Entrega contínua: por que utilizar?

Muitas vezes, os desenvolvedores estão tão concentrados na produção de código que o principal motivo para realizar esse processo é esquecido: oferecer uma experiência melhor para os usuários e ajudar o negócio a crescer.

Por isso, no post de hoje, vamos explicar como a entrega contínua pode ser essencial para que a sua organização alcance objetivos a curto, médio e longo prazos. Boa leitura!

 

Entrega contínua significa realizar implementações com riscos menores

A entrega contínua, uma vez que os processos estão instalados e usados regularmente, oferece a opção de ciclos de desenvolvimento de software muito mais rápidos. Em vez de liberar o código uma ou duas vezes por ano, as empresas que realizam entrega contínua têm a opção de liberá-lo várias vezes por dia.

Quando você está lançando atualizações com essa frequência, cada versão tem um tamanho reduzido – talvez apenas uma única linha de código. Por isso, o risco para a estabilidade do sistema e para o atendimento ao cliente é infinitamente menor.

Além disso, é mais fácil de reverter e testar cada mudança: se houver uma falha, a identificação também pode ser feita com mais rapidez. Uma empresa pode não querer lançar o novo código várias vezes por dia, mas o que importa é que a possibilidade existirá para o time realizar os testes necessários.

Isso torna muito mais viável testar continuamente pequenas mudanças em seus sistemas. Por exemplo, você pode querer ver se um botão azul “comprar agora” na página inicial faz as pessoas agirem mais rapidamente do que o seu botão verde atual (teste A/B). Com práticas contínuas de entrega em funcionamento, você pode testar essa mudança para ver se ela realmente pode ser implementada. E você pode limitar a mudança para apenas uma pequena porcentagem de visitantes do site para ver como eles respondem. Os comentários dessas experiências ajudam os gerentes de negócios a tomar melhores decisões em relação aos produtos da empresa.

 

Tempo de resposta do mercado mais rápido

Os mercados mudam o tempo todo: os regulamentos são modificados, os preços sobem e descem, os avisos de segurança se modificam e novas tendências são lançadas. Com ciclos mais rápidos, você pode responder muito mais ativamente a cada uma dessas mudanças e manter a sua taxa de inovação sempre positiva.

No caso de uma solução que poderia ser rentável se tornar pouco lucrativa, uma análise do site pode mostrar que os visitantes de dispositivos móveis estão comprando mais do que aqueles que usam computadores desktop. Seja qual for a decisão que você precisa fazer em relação ao produto, você pode implementá-la mais rápido se você já estiver praticando a entrega contínua nos seus sistemas.

Uma vez que toda a organização se sente com vontade de fazer mais mudanças com mais frequência, você terá uma vantagem distinta sobre os concorrentes cujas implementações são raras, desorganizadas e propensas a erros. E quanto mais você praticar a disponibilização frequente de código, mais benefícios e feedback você obtém.  

A entrega contínua significa uma equipe mais feliz e mais produtiva

A satisfação no local de trabalho é importante. Existem muitas opções para pessoas talentosas na área de TI: elas tendem a não permanecer em um time se não tem um ambiente adequado para o desenvolvimento dos projetos.

A entrega contínua é conhecida por reduzir o estresse nas equipes técnicas, pois reduzem as correções técnicas de última hora e aumentam a velocidade de produção de versões futuras do código. Com a entrega contínua, os funcionários podem atuar em níveis mais elevados de desenvolvimento e explorar todas as suas possibilidades técnicas e criativas.

De acordo com o State of DevOps 2016, os times com melhores desempenhos possuem melhor fidelidade dos funcionários. Os empregados nessas organizações eram 2,2 vezes mais propensos a recomendar a sua companhia como um ótimo lugar para trabalhar. Outros estudos mostraram que essa satisfação também está diretamente relacionada com melhores resultados nos negócios diretos das empresas.

 

Faça uma mudança cultural positiva com a entrega contínua

Não se esqueça que a entrega contínua é tanto uma mudança cultural quanto técnica. Para a maioria das equipes, a maior mudança é sair de um ambiente com equipes separadas que lidam com a escrita, teste e implantação de software para uma equipe única, responsável por todo o processo. Apesar disso, o time continuará sendo formado por pessoas que tenham habilidades especializadas e que sejam encarregadas de atividades específicas. Na entrega contínua, há uma integração maior entre os conhecimentos de cada indivíduo.

Os desenvolvedores ainda escreverão código, o time de qualidade ainda realizará os testes e as operações de TI ainda irão configurar e gerenciar a infraestrutura, mas todos compartilham responsabilidade do desenvolvimento e do lançamento de software. Isso significa que quando algo der errado, é importante não culpar uma área específica. Em vez disso, trate cada evento como uma oportunidade de aprender, analisar e melhorar o processo global de produção.

A entrega contínua requer que o time de testes e as operações de TI envolvam as pessoas que trabalham no processo de design de software. Quando todas as partes falam sobre o que o novo aplicativo precisará, em termos de validação e infraestrutura, há uma melhor preparação para a fase de testes e de implementação.

Quando chegar a hora de implantar, a maioria dos erros já terão sido identificados e corrigidos. No entanto, se eles persistirem, cada implementação deve ser uma mudança pequena o suficiente para ter uma fácil reversão, se for preciso.

 

Post produzido em parceria com a Puppet.