Menu English version
Blog Infra como Código

Entrega contínua: conheça os benefícios empresariais

Entenda como a entrega contínua gera valor para organizações de todos os tamanhos e setores

 

A entrega contínua permite que você entregue novos softwares e realize atualizações nas versões que já existem mais rapidamente, com um menor risco de instabilidade e falhas de segurança.

Reduzir o risco é importante, mas os processos que realizam a entrega contínua trazem benefícios ainda mais importantes para a organização, tais como:

  • Economia de recursos: Uma pequena empresa usa a entrega contínua para acelerar as atividades e otimizar o trabalho com as demandas. Por outro lado, uma grande organização que tem investimentos e responsabilidades complexas poderá utilizar a entrega contínua para que seus processos internos sejam mais eficientes.
  • Tomada de decisão baseada em dados: Implantar, medir ou ajustar o seu produto fica mais fácil com a coleta contínua de informações sobre ele. Isso encurtará o loop de feedback com os seus clientes e irá acelerar a inovação em novas versões. Além disso, você poderá investir mais tempo no planejamento dos próximos projetos e manter-se a frente dos outros competidores.
  • Qualidade: Ao disponibilizar novas versões com frequência, você aumenta os seus padrões de qualidade e automatiza as suas práticas de teste. Mais qualidade significa clientes mais felizes, custos mais baixos, menos tempo corrigindo falhas e um planejamento de trabalho mais eficiente.
  • Experimentação = inovação: Os desenvolvedores e a equipe de negócios são livres para tentar novas idéias de forma econômica, acelerando o processo de inovação contínua na empresa.
  • Redução de custos: Grandes lançamentos têm grandes custos e grandes consequências quando falhas são encontradas. Por isso, entregas mais frequentes tendem a reduzir os custos de todo o processo.

 

Juntos, esses benefícios tornam a entrega contínua um “ponto de virada” para as empresas que a adotam. Embora a adoção possa começar e ser testada em um nível de equipe/projeto, a natureza da entrega contínua é que ela cruze as fronteiras organizacionais de maneiras que exigem um investimento real e um compromisso de múltiplos times. Escolher uma cadeia de ferramentas de entrega contínua que complemente as suas soluções existentes de desenvolvimento é um passo fundamental para o sucesso, especialmente porque este é o primeiro passo para a adoção completa de uma cultura DevOps.

 

Benefícios da entrega contínua sob o aspecto comercial

A entrega contínua permite possibilidades totalmente novas para criar um melhor software. Ao se falar de aspectos comerciais, a entrega contínua tem sido discutida pelos seguintes motivos:

 

O DevOps como um movimento ganhou força.

As empresas entendem que ter um bom relacionamento entre o desenvolvimento e as operações e desenvolver uma cultura de responsabilidade em toda a organização é um passo fundamental para melhorar a eficácia e a competitividade no mercado. De muitas maneiras, a entrega contínua é sinônimo de DevOps.

Como o uso de software está em uma expansão constante em todo o mundo, a cada dia fica mais claro para os líderes empresariais que a TI deve ser usada como um bem estratégico. Ser capaz de encurtar os prazos de entrega, melhorar a qualidade e se adaptar às mudanças rapidamente, ao mesmo tempo que lida com segurança, disponibilidade e conformidade é o desafio. A entrega contínua, com ênfase na automação e no feedback direcionado, é a melhor maneira de alcançar alguns desses objetivos.

Quando pode realizar experimentos e testes mais baratos, com menos riscos, a partir da entrega contínua, você pode direcionar os investimentos da empresa e descobrir oportunidades que, de outra forma, seriam perdidas.

 

A entrega contínua está transformando a maneira como as empresas usam seus ativos de TI para se conectarem com clientes e parceiros.

Ela se baseia em anos de experiência combinados com processos ágeis e integração contínua para trazer esses benefícios para um nível empresarial, ao invés de ser uma técnica usada apenas por equipes de desenvolvimento. Muitas das chaves do sucesso estão enraizadas na transformação organizacional e cultural, pois o pessoal de desenvolvimento e operações aprende a colaborar e a compartilhar responsabilidades.

A cadeia de ferramentas que permite essa transformação, seja de toda a organização ou localmente, provavelmente inclui o uso do Jenkins. Por isso, o CloudBees Jenkins Enterprise é uma ferramenta essencial para organizações que se deslocam para entrega contínua hoje e para a cultura DevOps no futuro próximo.

 

Conheça o CloudBees Jenkins Enterprise

O CloudBees Jenkins trabalha com a entrega contínua para a era DevOps. A versão Enterprise Edition apresenta funcionalidades corporativas para segurança, escalabilidade, capacidade de gerenciamento e resiliência. A Instruct é parceira oficial da CloudBees no Brasil para a realização de treinamentos e de consultorias. Para saber mais, clique aqui.

Post produzido em parceria com a CloudBees.