Menu
Blog Infra como Código

Docker para Desenvolvedores: entrevista com Rafael Gomes

Saiba tudo sobre o projeto patrocinado pela Instruct para o compartilhamento gratuito de conhecimento sobre Docker

No primeiro semestre de 2017, a Instruct recebeu uma excelente notícia: o Rafael Gomes (ou simplesmente Gomex), especialista em Docker no Brasil, compartilhou conosco uma campanha do Catarse para financiar a versão física do seu livro “Docker para Desenvolvedores”. Nós resolvemos embarcar neste projeto e anunciamos uma parceria com o autor: com o nosso patrocínio, a obra poderá ser traduzida para o Inglês e será disponibilizada gratuitamente também para a comunidade internacional de desenvolvedores.

O livro é uma ação inovadora por abranger todos os conhecimentos básicos para que um desenvolvedor aprenda a utilizar com proficiência a estrutura básica do Docker. Atualmente não existe nenhum material que organize o conteúdo da documentação de Docker de maneira didática. Segundo o autor, a ideia de escrever o livro “Começou quando eu (Gomex) percebi que não tinha nenhuma documentação acessível e aberta para esse novo paradigma de infraestrutura com desenvolvimento que era o Docker”.

A campanha por uma versão física do livro foi solicitada por leitores que já tinham acesso ao conteúdo na versão digital, mas tinham dificuldades em realizar as leituras na tela. Desde o início do projeto, o principal objetivo foi manter o acesso gratuito ao livro. Por isso, foi praticamente impossível conseguir uma editora que se propusesse a aceitar o desafio de imprimir os livros sem ter os direitos exclusivos sobre a obra — a versão online gratuita precisaria ser removida.

“Muitas pessoas puderam ter acesso ao conhecimento de forma gratuita, e melhor, puderam compartilhar o material com seus pares sem qualquer problema. Tudo no espírito da colaboração do software livre.”

 

Para manter o espírito de comunidade do projeto, o autor procurou outras maneiras de financiamento: o Catarse para a impressão física e o patrocínio da Instruct para a tradução. Com a disponibilização do livro digital em inglês, o conhecimento organizado e produzido no Brasil sobre Docker poderá auxiliar inúmeros desenvolvedores em outros países. Segundo o autor, essa possibilidade fortalecerá ainda mais a credibilidade da comunidade brasileira de TI: “Acho que a tradução colocará esse conteúdo em outro patamar, pois agora abriremos para contribuição de outros países. Teremos mais pessoas mandando sugestões, novos capítulos e interagindo com essa comunidade, que anteriormente era restrita ao Brasil.”

A Instruct tem o orgulho de participar ativamente da comunidade de desenvolvedores e de apoiar este projeto. O nosso objetivo é sempre fortalecer o setor, gerando conhecimento e oportunidades para os profissionais de TI no Brasil.

 

“O patrocínio da Instruct respaldou ainda mais o meu trabalho, uma vez que eles são referência no assunto de Infraestrutura como código no Brasil.”

 

O livro em inglês será lançado em Junho e o link para download será divulgado nas nossas redes sociais 🙂 Para baixar a versão online em português, clique aqui.