Menu
Blog Infra como Código

Devops: conheça livros para aprender mais sobre o assunto!

devops

Toda semana nós recebemos muitas perguntas sobre quais as melhores maneiras de se aprender DevOps e começar a utilizá-lo na sua empresa. A maioria do conteúdo sobre o assunto encontra-se em inglês e não tem tradução para o português, já que a maioria das companhias líderes no uso da metodologia são norte-americanas.

Contudo, para quem entende ao menos um pouco do idioma, existem alguns livros que são essenciais para entender a metodologia e conhecer as melhores práticas utilizadas para aumentar a produtividade dos times de TI. Confira:

1- The DevOps Handbook

O mais novo livro sobre DevOps é um guia completo com análises e recomendações de práticas sobre gerenciamento de produto, desenvolvimento e administração de sistemas. Escrito por cinco especialistas renomados de DevOps (John Willis, Patrick Debois, Gene Kim, Jez Humble e John Allspaw), o livro traz também as experiências de aplicação da técnica em grandes empresas como Amazon, Netflix e Etsy. Além disso, o livro pode ser considerado um guia essencial para líderes e profissionais que querem ter equipes mais ágeis e reduzir o tempo de implementação de demandas.

2-The Phoenix Project

Considerado um precursor do The DevOps Handbook, o livro conta uma história bem humorada sobre uma empresa de TI que apresenta uma série de dificuldades na área – e que são superadas dia após dia com o uso das metodologias DevOps. A metáfora, no entanto, ilustra a realidade de muitas equipes em diversos países e apresenta soluções práticas para problemas comuns das empresas, como falta de orçamento para um projeto e prazos de entrega apertados.

3- Continuous delivery

O livro, escrito por David Farley e Jez Humble, tem como principal objetivo ajudar desenvolvedores e administradores de sistemas a entregarem as demandas com rapidez e gastarem menos tempo com tarefas repetitivas durante o processo de desenvolvimento do código. Além disso, apresentam o conceito de “deployment pipeline”: um guia passo a passo para automatizar a entrega de alterações com mais praticidade. Os autores também abordam assuntos como migração de dados, virtualização e gerenciamento e automação de infraestruturas.

4- Infrastructure as code

O principal objetivo do livro é apresentar conceitos como virtualização, nuvem, containers e automação de servidores. No entanto, os assuntos são explicados com a abordagem da infraestrutura como código, uma metodologia utilizada pelo autor Kief Morris para agilizar o desenvolvimento de sistemas. Além disso, ele aplica os fundamentos do DevOps e explica as principais tendências e práticas a serem seguidas para que melhores resultados sejam obtidos pelas equipes de TI.

5- What is DevOps?

O livro aborda os princípios básicos, técnicas e exemplos da aplicação do DevOps em diversos projetos. Além disso, traz uma análise completa sobre como a metodologia está transformando os processos de desenvolvimento de software, as relações de trabalho e também o futuro dos profissionais com conhecimentos na área. Ademais, o livro é um guia sobre colaboração entre equipes e explica a importância do monitoramento de métricas para o aumento da produtividade de um time. O livro está disponível gratuitamente para Kindle.

6- Building a DevOps Culture

Quando muitos profissionais pensam em DevOps, não entendem que a metodologia é muito mais do que apenas conhecimentos técnicos. Neste livro, o autor defende que DevOps é, acima de tudo, uma cultura que pode ser implementada nas organizações para que os resultados sejam mais efetivos. DevOps é uma mudança de mentalidade de um time, com foco essencial na colaboração entre as equipes, automação e monitoramento constante de métricas. Além disso, você encontrará um guia para que a metodologia seja implementada na sua empresa sem comprometer os projetos que já estão em desenvolvimento.

Se você quiser conferir mais dicas sobre DevOps e Infraestrutura Ágil, acompanhe a Instruct nas redes sociais 🙂