Menu English version
Blog Infra como Código

Conheça o Puppet Pipelines, nova solução para automação da Puppet

Automatize a maneira como você cria e faz o deploy dos seus aplicativos

O Puppet Pipelines é uma ferramenta lançada recentemente pela Puppet, empresa referência em automação de TI e DevOps em todo o mundo. A solução simplifica a entrega de software e unifica os silos de automação entre as suas equipes de Dev e de Ops. Ademais, ela automatiza a criação e o deploy de seus aplicativos, sejam eles pacotes criados com base em técnicas tradicionais de desenvolvimento ou aplicativos contêinerizados em execução no Kubernetes, além de oferecer visibilidade e auditoria completa para cada ação realizada.

Ou seja, com a ferramenta, é possível realizar a entrega e a automação contínuas, de ponta a ponta em todo o ciclo de vida da entrega de software, desde o momento no qual os desenvolvedores criam o código do aplicativo até o deploy, onde quer que eles sejam executados.

O Puppet Pipelines possui duas versões: uma para o uso em aplicativos tradicionais e outra para aplicação no desenvolvimento com contêineres.

 

Puppet Pipelines para aplicativos

Esta versão simplifica a entrega de aplicativos, fornecendo entrega contínua e automação de release em cada um dos processos de deploy. Assim, é possível garantir que suas equipes de desenvolvimento e de lançamento ofereçam consistentemente um excelente software e entreguem valor ao cliente no prazo pré-determinado.

 

Puppet Pipelines para contêineres

A ferramenta automatiza a maneira como você cria e implanta aplicativos baseados em contêineres no Kubernetes. Com algumas etapas simples, é possível criar automaticamente as imagens do Docker cada vez que o commit do código é realizado e também realizar o deploy destes contêineres nos clusters do Kubernetes, que podem estar sendo executados na nuvem ou em servidores locais.

O Puppet Pipelines para contêineres rastreia todos os eventos em seus aplicativos, com painéis intuitivos que permitem criar rapidamente fluxos de trabalho de entrega contínua, executar ações e visualizar trilhas de auditoria para cada build e deploy realizado.

 

Benefícios do Puppet Pipelines para o desenvolvimento

O Puppet Pipelines é uma solução poderosa para acelerar a entrega de software de alta qualidade pelo seu time. Conheça algumas das principais vantagens da ferramenta:

Acione uma build a partir de cada commit em seu projeto: Realize uma conexão com o seu repositório com apenas um clique e, assim, acione automaticamente o build de aplicativos e os workflows de integração contínua. Eles poderão ser realizados a partir de qualquer confirmação de código ou solicitação.  

Crie pipelines de entrega contínua em apenas alguns minutos: Com poucos cliques, é possível visualizar todo o seu ciclo de vida de entrega de software por meio de um único painel. Assim, é possível acompanhar a transição dos seus aplicativos entre todas as fases, desde o desenvolvimento até a produção.  

Automação facilitada de build e deploy: Implemente aplicativos automaticamente em VMs e servidores em execução em qualquer nuvem ou no seu datacenter. O Puppet Pipelines fornece o controle de acesso baseado em função e trilhas de auditoria para obter uma visibilidade profunda de cada build e deploy realizado pela sua equipe.

Integrações com as ferramentas de DevOps que você já usa: Logo após a instalação, você pode se conectar ao Git ou à sua opção de sistema de controle de versão, conectar-se facilmente ao Jenkins e a outras ferramentas de integração contínua, além de receber notificações automáticas via e-mail, Slack ou HipChat. O Puppet Pipelines possui inúmeras integrações com ferramentas muito utilizadas em projetos DevOps, como GitLab Enterprise, Amazon Web Services, BitBucket, VmWare e OpenStack.

 

Puppet Pipelines no Brasil

A Instruct é parceira oficial da Puppet no Brasil e trabalha com a consultoria estratégica e treinamentos corporativos relacionados ao Puppet Enterprise (saiba mais aqui). Em breve, divulgaremos novas informações sobre o uso do Puppet Pipelines por organizações brasileiras 🙂

Post produzido em parceria com a Puppet.