Menu English version
Blog Infra como Código

Conheça o Nexus, ferramenta para gerenciamento de repositórios

Entenda as principais características e vantagens da solução da Sonatype

A segurança e a agilidade são dois dos principais desafios durante o desenvolvimento de software para a grande maioria das empresas. Com o aumento constante de demandas por parte dos usuários e da concorrência por parte do mercado, fatores como a confiabilidade dos sistemas e o tempo de recuperação após falhas podem ser decisivos para o sucesso de um produto.

Por isso, o mercado de TI tem inovado ao criar soluções que visam a melhoria do trabalho das equipes e da qualidade dos serviços criados. Pensando nisso, a empresa americana Sonatype criou o Nexus, uma ferramenta para organizar, armazenar e distribuir os componentes de um software.

O principal objetivo do sistema é permitir que o desenvolvimento e a inovação possam ser realizados de maneira mais rápida, com o uso da automação no processo de produção do código. Neste post, você vai entender melhor como ele funciona. Boa leitura!

 

Entenda o Nexus

O Nexus é o repositório mais popular do mundo, com mais de 120 mil usuários/instalações em empresas de diversos países. Uma das suas principais características é permitir que o time encontre e gerencie todos os componentes em apenas um local, de maneira centralizada. Por isso, há um ganho direto na eficiência e na produtividade da equipe, que não precisa lidar com problemas de organização interna durante o desenvolvimento do software.

Além disso, o Nexus oferece uma série de análises sobre a segurança, licenças e problemas de qualidade de cada um dos componentes. Há também funcionalidades disponíveis para facilitar a distribuição de software, implementação e lançamentos.

O sistema tem uma série de integrações e suportes disponíveis, tais como Maven/Java, NPM, NuGet, RubyGems, Gradle, Ant, Docker, P2, OBR, APT e RPM. Ademais, ele também é compatível com ferramentas de desenvolvimento populares no mercado, como Eclipse, IntelliJ, Hudson, Jenkins e Puppet.

 

Nexus e equipes de desenvolvimento

Conheça as principais vantagens do Nexus para o trabalho da sua equipe de desenvolvimento e, consequentemente, para os resultados e produtos da sua organização:

 

Economia de tempo

Uma única fonte confiável para a gestão dos componentes utilizados no desenvolvimento resulta em menos tempo gasto na busca ou na espera de downloads lentos.

 

Maior produtividade

A alta disponibilidade nativa garante que suas equipes tenham o componente certo e a versão correta para entregar aplicativos sem demora.

 

Controle de qualidade

Você terá um local centralizado para controle de qualidade, operações e provisionamento, melhorando a análise e o monitoramento de seus processos.

 

Confiabilidade

A comunicação criptografada (SSL) mantêm o seu trabalho de desenvolvimento a salvo de problemas de segurança, como ataques, bem como outros problemas relacionados à privacidade.

Além disso, o Nexus oferece a possibilidade de realizar a criação de repositórios compatíveis com o gerenciador de componentes da sua linguagem preferida, ou então pode-se criar um simples repositório HTTP. Para o trabalho em equipe, a ferramenta permite o compartilhamento integrado entre grupos de desenvolvedores, como a publicação de coleções de artefatos que podem ser testados, promovidos ou descartados de maneira fácil e rápida.

 

Por que utilizar o Nexus?

 

Integração entre times

Esqueça os dias de compilações paralisadas devido a componentes ausentes ou indisponíveis para a equipe. Com o Nexus, há uma fonte única e confiável para realizar o armazenamento e o gerenciamento.

 

Inteligência na gestão de componentes

O Nexus inclui duas ferramentas para facilitar o gerenciamento: Repository Health Check e Application Health Check. Cada uma fornece uma lista detalhada de vulnerabilidades de segurança e problemas de conformidade de licença para quaisquer componentes de código aberto encontrados dentro de seus repositórios ou aplicativos.

 

Suporte completo no Brasil

A Instruct é a parceira oficial da Sonatype no Brasil e atua com o desenvolvimento de projetos e consultorias. Assim, você e seu time terão o apoio dos nossos especialistas durante todo o processo de implementação da ferramenta e adaptação da equipe. Além disso, a Sonatype oferece suporte direto (em inglês) caso a organização utilize a versão Enterprise do Nexus.

Você tem alguma dúvida sobre o assunto? Clique aqui e entre em contato com a nossa equipe de especialistas 🙂