Menu
Blog Infra como Código

Como criar um plano de estudo eficiente?

Conheça dicas essenciais para criar um plano de estudos de TI para seu time

Os líderes de times de TI são frequentemente desafiados a alinhar o desenvolvimento profissional dos funcionários com os objetivos estratégicos da empresa. No entanto, o que muitas vezes falta é um plano para ajudar os funcionários a aprender, crescer e melhorar continuamente. Um plano de estudos bem estruturado pode aumentar o envolvimento dos membros do time, reduzir o desgaste e acelerar o sucesso dos projetos de sua organização.

Existem três elementos principais que devem ser considerados no desenvolvimento de um plano de estudos: a introdução do projeto, a personalização do planejamento e a presença de comunidades de estudo externas.

 

Introdução do projeto de plano de aprendizado

O primeiro passo é certificar-se de que os seus funcionários entendem como os seus trabalhos se relacionam com o negócio da empresa. A etapa inicial deve incluir o treinamento, a escolha das ferramentas e a avaliação pós-estudo para avaliar quanto do conteúdo é compreendido e retido. Além disso, devem ser identificadas as áreas  que podem exigir uma atenção extra.

No Brasil, a Puppet oferece aos clientes uma variedade de opções de treinamentos presenciais e em português – tanto em turmas fechadas quanto abertas – para ajudar você ou a sua equipe a trabalhar com mais eficiência com a ferramenta.

Se você planeja instalar, configurar o Puppet e escrever os seus próprios módulos, é importante ter um conhecimento básico bem estruturado. Nesse caso, uma boa opção é participar do treinamento Puppet Fundamentals: no curso, você aprende as práticas recomendadas para instalar o Puppet, escreve classes simples, atualiza e amplia os módulos existentes. Para saber mais sobre o treinamento e conferir as datas das turmas no Brasil, clique aqui.

 

Plano de aprendizado personalizado

Criar um plano de estudo personalizado para cada funcionário é fundamental para o sucesso ao longo dos projetos. Ela dá aos funcionários a base certa para o crescimento, ajudando-os a ganhar novas habilidades e confiança ao passar para o próximo nível em sua carreira.

No site da Puppet você pode encontrar uma ferramenta para a criação dos planos de estudo, de acordo com as suas habilidades atuais e as dos seus funcionários.  Você apenas responde a três perguntas e, com base em suas características auto-identificadas, é fornecida uma lista abrangente de cursos, na ordem em que eles devem ser realizados (ferramenta disponível apenas em inglês).

Além disso, uma excelente maneira de começar a trilhar o seu plano do estudos de DevOps e Automação de TI é participar dos cinco módulos do Seminário de Infraestrutura como Código. Esse treinamento foi criado com o objetivo de orientar equipes nos primeiros passos dos projetos de automação, unificar os conhecimentos de todos os membros do time e planejar as primeiras metas a serem alcançadas. Ele é ministrado 100% em português pelos consultores especializados da Instruct, que têm mais de 16 anos de experiência em organizações governamentais e privadas (clique aqui para saber mais).

Comunidades de estudo externas

O valor de uma comunidade de estudo externa é muitas vezes negligenciado, por isso, ensine os seus funcionários a utilizar melhor as redes de compartilhamento de informações. Existem muitos canais disponíveis para ajudar no crescimento da motivação dos seus funcionários. No Brasil, existe uma comunidade ativa de milhares de pessoas que se ajudam e trabalham para tornar a automação de TI melhor e mais eficiente.

Existem muitas maneiras para você entrar em contato com a comunidade: participar de eventos, realizar treinamentos, estar presente nos MeetUps, escutar podcasts, conhecer os materiais educativos ou compartilhar conhecimento no Telegram. Confira:

  • Telegram: Existem diversos grupos de TI ativos no aplicativo Telegram. Neles você pode tirar as suas dúvidas sobre ferramentas e interagir diretamente com outros profissionais.
  • Materiais educativos: A Instruct disponibiliza gratuitamente para a comunidade brasileira diversos ebooks, whitepapers e checklists sobre automação, sendo que a maioria deles é produzido em parceria direta com a Puppet e a GitLab.
  • MeetUps: Os encontros são sempre com entrada franca e são realizados em diversas cidades do país. Fique atento ao nosso Twitter para conhecer as datas dos próximos eventos 🙂
  • Podcast: A Instruct realiza o LightningTalk, um podcast gratuito com Miguel Filho e Guto Carvalho, especialistas em automação. A cada episódio são discutidos temas relevantes no meio de TI e também as principais novidades sobre desenvolvimento e DevOps.

 

Você está pronto para experimentar os benefícios de um plano de estudos?

Criar um plano de estudos pode ajudar a aumentar o desempenho individual, aumentar a satisfação e a produtividade dos funcionários, melhorar a lealdade do time e reduzir a rotatividade dos profissionais. Além disso, quando a sua equipe tem um caminho definido para se tornar mais proficiente em Puppet e DevOps, a sua organização ganha mais tempo para trabalhar em outros projetos. Além disso,  você irá:

  • Aumentar a capacidade da sua empresa de adotar novas tecnologias;
  • Construir uma equipe mais eficiente, eficaz e altamente motivada;
  • Melhorar a competitividade da sua empresa.

 

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato com a nossa equipe clicando aqui.