Menu English version
Blog Infra como Código

Chocolatey: descubra a ferramenta para gerenciamento de pacotes Windows

Entenda como a automação pode agilizar o trabalho de instalação e atualização de software

O Chocolatey trabalha com mais de 20 tecnologias para realizar instalações no Windows, mas também pode gerenciar atividades como binários em execução e arquivos zip. A ferramenta também trabalha com o registro de configurações, gerenciamento de arquivos ou uma combinação das duas atividades. Como ela usa o PowerShell, você pode criar praticamente qualquer projeto com o Chocolatey para acelerar o seu processo de desenvolvimento.

A ideia do Chocolatey não é reinventar a roda – a ferramenta foi criada com base em tecnologias que já são usadas há anos no mercado. No entanto, o Chocolatey oferece uma maneira muito mais simples e fácil de realizar o gerenciamento do software que está sendo utilizado. A ferramenta traz conceitos relacionados ao gerenciamento inteligente de pacotes para permitir que você faça o versionamento, gerencie dependências e a ordem de instalação, além de gerenciar o inventário e trazer outras funcionalidades a serem exploradas pelos times.

O Chocolatey também tem integrações com ferramentas de gerenciamento de configurações, destacando sua integração com o Puppet e outras soluções de administração remota (como LabTech ou LANDesk). Ou seja, você experimentará a simplicidade e o poder do Chocolatey ao inovar no deploy de softwares Windows. Ademais, inúmeras organizações ao redor do mundo já utilizam a plataforma para acelerar seus processos de desenvolvimento e, consequentemente, economizar tempo de seus times.

 

O que é o Chocolatey?

O Chocolatey ajuda os bons desenvolvedores e sysadmins a se tornarem ainda melhores e mais eficientes. Você precisa da ferramenta se você já instalou, atualizou ou removeu software no Windows: o Chocolatey é um projeto testado e aprovado pela comunidade e foi iniciado há mais de 4 anos. Para aqueles que estão familiarizados com os gerenciadores de pacotes * nix, ele é um gerenciador de pacotes binários, como o yum ou o apt-get, mas para o Windows.

As palavras “gerenciador de pacotes binários” podem ser confusas para aqueles que não sabem o que isso significa. Em outros termos, o Chocolatey é uma ferramenta que automatiza todo o processo de obtenção e instalação de software para você. Basta selecionar o que você deseja instalar e, em poucos minutos, o Chocolatey baixou e instalou (ou atualizou) esse software sem a necessidade de outras informações suas. Então, enquanto o Chocolatey faz o trabalho duro, você pode ir tomar um café ou fazer outras coisas mais importantes para o seu trabalho.

Quando você quer atualizar todo o software do seu sistema para as versões mais recentes e mais seguras, como você faz isso? De forma manual, o processo funciona assim:

  • Pesquisar a versão mais recente
  • Escolher o download certo
  • Esperar para baixar
  • Desbloquear
  • Instalar manualmente
  • Esperar que não tenha sido instalado nenhum malware junto do software

Depois, é preciso REFAZER todos os passos acima para todos os softwares do seu sistema.

Agora, com o Chocolatey, este será o seu processo:

  • Abra a linha de comando
  • Digite choco upgrade all -y
  • Pronto! O Chocolatey trabalhará por você 🙂

 

Por que não usar um gerenciador de pacotes existente do Windows?

O gerenciador de pacotes padrão do Windows é uma boa ferramenta, no entanto, não traz todos os recursos necessários para quem necessita de agilidade e eficiência em um trabalho automatizado. Por isso, aqui estão alguns benefícios que somente o Chocolatey consegue oferecer aos seus usuários:

  • Um bom CLI (command line interface) que é simples de usar
  • Repositório principal que recebe contribuições de pacotes da comunidade (e está sendo atualizado constantemente)
  • Capacidade de usar fontes adicionais/múltiplas
  • Meta pacotes que podem encadear dependências
  • Pacotes virtuais
  • Pacotes fáceis de criar/manter
  • Os pacotes concisos que podem ser criados sem preocupações com os direitos de distribuição
  • Instalações autônomas
  • Instalação de múltiplos pacotes com um único comando

 

Conheça o Chocolatey

O Chocolatey é o gerenciador inteligente de pacotes para Windows que economiza tempo e recursos das equipes ao automatizar tarefas manuais e repetitivas. A Instruct é parceira oficial da Chocolatey no Brasil para a realização de consultoria estratégica e projetos personalizados. Para saber mais sobre a solução, clique aqui.