Menu
Blog Infra como Código

Certificação Puppet: como é a prova?

Em um mercado cada vez mais competitivo, podemos observar dois movimentos importantes: profissionais buscando uma qualificação mais avançada e empresas procurando por especialistas que realmente geram resultados nas suas equipes. Por isso, as certificações têm sido cada vez mais valorizadas, pois elas são uma garantia adicional de que o conhecimento técnico de um profissional terá resultados na prática.

No cenário da automação de infraestrutura de TI, uma das certificações mais procuradas é a de Profissional Certificado Puppet. Como parceira oficial da Puppet no Brasil, responderemos neste post as perguntas mais frequentes que recebemos sobre o assunto. Confira:

 

1- Por que fazer a prova de certificação Puppet?

A Puppet é a solução de automação de TI líder de mercado mundialmente, e é usada por mais de 30.000 organizações – que, claro, precisam de engenheiros, administradores, desenvolvedores, arquitetos e gerentes com a experiência no sistema. Por isso, a demanda para as pessoas que sabem o seu caminho em torno Puppet é alto – e crescente.

No Brasil, o cenário de Infraestrutura Ágil é cada vez maior. Faltam profissionais realmente qualificados no mercado e cada vez mais empresas estão utilizando a tecnologia para fazer suas automações, tanto no Governo quanto em companhias privadas (sobretudo no sistema bancário). Dizer que você é um Puppet Certified Professional em seu currículo o torna um profissional de destaque e com um valor muito maior no mercado.

 

2- Por que empresas devem investir na certificação dos seus funcionários?

As empresas que contratam e que possuem em seus times profissionais certificados Puppet possuem alguns benefícios, tais como:

  • Redução no tempo para implementar novos serviços e sistemas
  • Redução dos custos de suporte e manutenção
  • Vantagem competitiva, pois a equipe executa mais no mesmo tempo
  • Utilização do tempo recuperado em atividades úteis para a organização
  • Redução de downtime e falhas humanas
  • Investimento maximizado na automação com o Puppet
  • Maior confiança do cliente

 

3- Como se preparar para a prova de certificação Puppet?

Se você já trabalha com o Puppet Open Source ou Puppet Enterprise, as habilidades e conhecimentos que você já adquiriu com a experiência prática serão fundamentais para a sua prova, que terá diversas questões de múltipla escolha, que exigirão do aluno experiência real com a tecnologia.

Além disso, nós recomendamos que você faça um dos treinamentos Puppet, pois eles serão essenciais para que você tenha todos os conhecimentos necessários para a prova. Eles são ministrados presencialmente em São Paulo e em Brasília por instrutores autorizados e com mais de 15 anos de experiência em Infraestrutura de datacenters. Para saber mais sobre os treinamentos, clique aqui.

 

4- Que credenciais são concedidas se eu passar em um exame de certificação Puppet?


Se você passar no exame Puppet Professional (Puppet 204 – System Administration Using Puppet), você receberá a Certificação Puppet Professional 2017 e será reconhecido como um Profissional Certificado pela empresa.

 

5- Minha certificação Puppet tem data de validade?

Não, as certificações Puppet não expiram. No entanto,  os conteúdos ficarão desatualizados com revisões futuras do exame de certificação, pois os exames serão atualizados aproximadamente a cada 18 meses ou quando novas versões do software justificam uma atualização do exame.

 

6- Onde posso fazer a prova?

A prova de certificação Puppet pode ser realizada em várias cidades pelo Brasil. Ela é feita em inglês, online, nos centros autorizados. Para saber qual o local mais próximo da sua casa para realizar a prova, clique aqui.

 

7- A Instruct tem algum desconto para a certificação?

Sim! Nós oferecemos um cupom de 25% de desconto para realizar a prova de certificação Puppet para todos os alunos e ex-alunos dos nossos treinamentos oficiais Puppet.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco e nossa equipe terá o prazer em atender e responder as suas perguntas 🙂