Menu English version
Blog Infra como Código

Case de sucesso: Universidade de Washington impulsiona mais de 10 mil projetos com o GitLab Enterprise

Entenda como a instituição desenvolveu mais controle e flexibilidade no gerenciamento dos seus projetos com o uso da ferramenta

A Universidade de Washington obteve um excelente resultado ao adotar o GitLab Enterprise para hospedar seus mais de 10 mil projetos em desenvolvimento, que representam cerca de 400 GB de dados. Eles foram hospedados e escalados em uma única instância, mantendo a mesma velocidade e qualidade do projeto inicial. Atualmente, 1 engenheiro de software no time consegue dar suporte a cerca de 2.000 usuários.  

Dessa maneira, a plataforma se transformou não apenas em um centro unificado e organizado de código para o time de TI. O time acadêmico da instituição também passou a apresentar a ferramenta como a plataforma mais inovadora do mercado, a partir da qual as disciplinas são estruturadas e os estudantes conseguem entender os conceitos principais do desenvolvimento de software.

 

“Ao longo dos últimos dois anos, o GitLab trouxe uma transformação significativa para os nossos times e usuários aqui na Universidade de Washington. A plataforma é fantástica!”

Aaton Timss, Diretor de Tecnologia da Informação, Universidade de Washington

 

A empresa

O Centro Paul G. Allen de Ciência da Computação e Engenharia (Allen School) da Universidade de Washington (UW) é consistentemente classificado como um dos principais programas de ciência da computação e engenharia da computação nos EUA. A escola passa atualmente por uma enorme expansão, já que a demanda pelos seus cursos cresce a cada ano. Atualmente, a Allen School é formada por quase 1.000 alunos de graduação, 250 estudantes de doutorado e 70 professores que usam ferramentas de controle de versão e integração contínua para todo tipo de atividades, desde tarefas de classe até pesquisa de código aberto e projetos de extensão educacional. Aaron Timss, diretor de Tecnologia da Informação da Allen School, lidera uma equipe de 20 engenheiros de software e uma equipe técnica responsáveis por selecionar e otimizar o conjunto de tecnologias que apoia as necessidades de pesquisa, instrução e desenvolvimento da universidade.

 

O desafio

Durante anos, a Allen School vinha usando o Subversion (SVN) em conjunto com alguns scripts internos para suportar um sistema de controle de versão ad hoc. No entanto, professores e alunos estavam ficando frustrados com as limitações de lentidão e fluxo de trabalho do SVN, e tendo que confiar em scripts do Linux para gerenciar permissões em diretórios de grupos e repositórios. Cansados do SVN, muitos estudantes e docentes passaram a usar gerenciadores on-line de repositórios Git, como o GitHub, para organizar suas tarefas e colaborar em projetos. Mas, em alguns casos, os alunos deixavam inadvertidamente suas atribuições de classe “públicas”, violando a política da universidade. A Allen School tinha projetos de código aberto, por isso, o requisito essencial era encontrar uma solução que fornecesse logins para colaboração externa, garantindo proteções em projetos confidenciais, como cursos para estudantes e pesquisas inéditas.

Diante do desafio acima explicado e de uma base de usuários em rápido crescimento, ficou claro que a equipe de TI da Allen School precisava encontrar uma solução que atendesse aos requisitos de colaboração e segurança de seus alunos e de seu corpo docente. Inicialmente, a equipe considerou várias opções que pudessem ser instaladas localmente, incluindo o GitHub Enterprise. No entanto, essa plataforma não oferece uma maneira fácil para as equipes de pesquisa compartilharem e colaborarem em seus projetos de código aberto externamente com outros pesquisadores ou instituições. Depois de algumas pesquisas adicionais, no segundo semestre de 2014, a equipe decidiu começar a usar o GitLab.

 

Os resultados

A Allen School já usa o GitLab há mais de dois anos e recentemente superou a marca de 10.000 projetos gerenciados. Jason Howe, engenheiro de software da equipe de TI da escola, liderou o processo de disponibilizar o GitLab para os alunos e professores. Seis meses depois de lançar o GitLab, Jason criou ferramentas de provisionamento para permitir que os membros do corpo docente pudessem adicionar facilmente os alunos a projetos específicos do curso. À medida que mais alunos começaram a usá-lo como parte dos seus estudos, a adoção aumentou e o número de projetos no GitLab disparou.

A equipe de TI percebeu que os alunos agora estavam optando por hospedar mais projetos de desenvolvimento pessoal na plataforma, e a adoção pelos instrutores da Allen School aumentou significativamente o número de usuários. Eles também começaram a ver interesse na plataforma por parte de outros departamentos da universidade. A equipe de TI está extremamente satisfeita com a escalabilidade do GitLab, de acordo com as demandas do crescimento da organização. Além disso, eles destacam a motivação e o empenho do time da GitLab em desenvolver ainda mais a plataforma e manter o controle das questões de segurança. Mesmo que o uso do GitLab continue a crescer, Jason e a equipe consideram o produto fácil de manter: eles gastam apenas 1-2 dias por trimestre atualizando e mantendo o GitLab em perfeito funcionamento.

Os alunos, o corpo docente e a equipe de TI da Allen School estão felizes com a decisão de escolher o GitLab. Jason resume os benefícios do GitLab em duas palavras: controle e flexibilidade. Do ponto de vista de administração ou de sistemas, o GitLab fornece à equipe de TI os controles necessários para garantir que a pesquisa da universidade e os cursos dos alunos sejam facilmente gerenciáveis ​​e mantidos em segurança. E em termos de flexibilidade, o GitLab possui o código aberto e possibilita que a equipe de TI crie ferramentas exclusivas para personalizar o seu uso da plataforma.

 

Conheça o GitLab Enterprise

O GitLab Enterprise é a plataforma que ajuda desenvolvedores da ideia até a produção. Uma solução que unifica tarefas, revisão de código, integração e entrega contínua em uma única interface, revolucionando o gerenciamento de repositórios. A Instruct é parceira oficial da GitLab no Brasil e realiza consultorias estratégicas e treinamentos corporativos. Para saber mais sobre a ferramenta, clique aqui.