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Blog Infra como Código

Case de sucesso: A jornada da Galois com o Mattermost

A equipe da Galois, distribuída em diversas unidades da empresa, atende as principais agências governamentais americanas, incluindo a NASA e o Departamento de Defesa. O time utilizava o sistema Jabber para realizar a comunicação entre os profissionais, mas decidiu migrar para o Mattermost para ter um sistema moderno e hospedado em um servidor interno.

A plataforma de mensagens, que tem uma ampla variedade de recursos, torna a comunicação mais rápida e fácil: a equipe mantém-se conectada e pode resolver problemas complexos, enquanto o time de TI goza do benefício de manter o controle dos dados da empresa com segurança.

 

A empresa

A Galois é uma empresa de tecnologia que ajuda os clientes a resolver problemas de ciência da computação e de segurança cibernética complexos, a partir da pesquisa e do desenvolvimento avançado de soluções. A empresa, fundada em 1999, está sediada em Portland, Oregon (Estados Unidos).

A Galois trabalha com várias agências governamentais americanas, incluindo a NASA e o Departamento de Defesa. Uma vez que a maior parte de seus clientes estão sediados em Washington, D.C., a Galois possui um escritório de apoio em Arlington, Virgínia e abriu sua terceira localização em Dayton, Ohio.

 

O desafio

Depois de abrir um escritório do outro lado dos Estados Unidos, a Galois percebeu que a ferramenta de mensagens comerciais que estava usando, a Jabber, já não atendia mais as suas necessidades.

“Não tínhamos uma maneira fácil de colaborar com os times, já que eles estavam muito distantes de nós”, diz Dan West, administrador de sistemas de TI.

A Galois emprega 70 pessoas. A empresa não possui uma estrutura de gestão tradicional; baseia-se em lideranças de projetos para manter as equipes avançando juntas.

Os funcionários precisam ser capazes de colaborar eficazmente para resolver problemas complexos sem precisar recorrer aos gerentes. Por isso, a Galois precisava de uma solução de mensagens moderna com uma interface de usuário intuitiva que oferecesse suporte a integrações de terceiros, suporte web, notificações off-line habilitadas e pesquisa inteligente de usuários a partir do histórico de conversas.

Os funcionários já estavam familiarizados com o Slack: selecionar uma plataforma que ofereceu uma experiência comparável foi uma das prioridades do projeto. No entanto, a Galois precisava de uma solução local devido à natureza sensível do seu trabalho. Como o Slack só está disponível como um serviço hospedado, a Galois teve que utilizar a versão desatualizada do Jabber ou procurar outra solução no mercado.

 

“Nós levamos a segurança e a privacidade muito a sério”, explica West, “de modo que hospedar fora do nosso sistema não era uma opção”.

 

A empresa procurou uma nova solução de colaboração que fosse única, tanto para os engenheiros quando para a equipe de negócios. Acima de tudo, a Galois queria uma plataforma de mensagens rica em recursos que estimulasse o uso pelos seus funcionários. E, devido aos requisitos de privacidade das agências com as quais a empresa trabalha, a plataforma deveria estar totalmente sob controle do time de TI.

 

A solução

A Galois recentemente implantou o GitLab para melhorar a sua capacidade de colaborar durante o processo de desenvolvimento de software. Na época, o GitLab tinha acabado de ser integrado com o Mattermost, uma solução de mensagens de nível empresarial construída a partir do código aberto. Já familiarizado com a plataforma, o Galois decidiu testar o Mattermost depois de ter acesso a um artigo publicado em março de 2016 pela revista Wired, que o indicava como uma boa alternativa para o Slack. Pouco tempo depois, a ferramenta foi adotada internamente.

A configuração inicial foi fácil – demorou cerca de uma a duas horas. Enquanto o Mattermost Open Source imediatamente atendeu a maioria das expectativas da equipe, a Galois decidiu atualizar o sistema para o Mattermost Enterprise Edition para ter acesso a recursos premium.

“Nós começamos originalmente usando a versão Mattermost que veio com o pacote GitLab Omnibus e então migramos para o Mattermost Enterprise Edition para obter autenticação LDAP e suporte corporativo”, diz West.

A Galois também queria fornecer acesso à linha de comando para os seus desenvolvedores. Depois de tentar outras opções, decidiram criar o seu próprio cliente de linha de comando para o Mattermost, que foi apelidado de Matterhorn.

 

“É o exemplo perfeito de quão úteis são as integrações com a comunidade e como os usuários finais podem desenvolver novos recursos para se adequarem aos seus fluxos de trabalho”, diz West.

 

A empresa integrou o Jenkins com o Mattermost, estendendo ainda os usos e benefícios oferecidos pela plataforma. Para saber mais sobre as integrações possibilitadas pelo Mattermost, clique aqui.

 

Os resultados

Hoje, o Mattermost é amplamente utilizado na Galois por engenheiros, membros das equipes de finanças e operações e até pelos seus colaboradores externos.

A Galois já viu muito retorno sobre seu investimento. Os funcionários já não precisam passar por tópicos intermináveis ​​de email ou se perder no meio das inúmeras mensagens. Em vez disso, eles colaboram de forma produtiva com seus colegas, onde quer que estejam.

Enquanto o Mattermost é usado majoritariamente para fins de trabalho, os funcionários também gostam do aspecto social. A maioria dos 40 canais do Mattermost da Galois estão relacionados ao trabalho. Mas eles também possuem canais dedicados ao jogo eletrônico e outros tópicos de interesse geral que ajudam a construir relacionamentos e a manter a cultura da empresa.

“O email é uma daquelas coisas que as pessoas lêem quando se aproximam disso”, explica West. “Desde que nos mudamos para o Mattermost, temos bate-papo em tempo real ocorrendo”.

Os funcionários da Galois concordam que o recurso de compartilhamento de arquivos do Mattermost é muito útil: ao invés de publicar documentos em um servidor e compartilhar os links, os trabalhadores podem simplesmente soltar arquivos diretamente na interface do Mattermost, tornando-os disponíveis para a equipe.

Além disso, novos funcionários contratados são apresentados ao Mattermost e encorajados a ler os canais relevantes e compartilhar um pouco sobre si mesmos. “É uma das primeiras coisas que acontecem quando as pessoas iniciam a sua sessão – isso ajuda a introduzir os novos contratados ao resto do nosso time”, conclui West. “Tudo o que eles têm a fazer é clicar em um link”.

Graças ao Mattermost, a equipe distribuída da Galois pode se comunicar a partir de um único sistema, o que facilita a solução dos problemas complexos que enfrentam todos os dias.

 

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