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Blog Infra como Código

Case de sucesso: Entenda porque o Uber trocou o Slack pelo Mattermost

O Uber precisava de uma solução de mensagens corporativas que poderia ser escalada para atender às suas necessidades: colaboração de dezenas de milhares de usuários simultâneos em toda a web, computadores e smartphones, além de integração e automação de fluxo de trabalho – tudo sem ter tempo de inatividade. O Slack não era escalável o suficiente e o HipChat não tinha todos os requisitos de segurança necessários.

Após analisar a situação, o Uber criou uma solução própria – apelidada de uChat. O time da empresa utilizou o Mattermost como a plataforma de código aberto para criar a ferramenta e atingir os seus objetivos. Neste post, você vai conhecer os detalhes desse case de sucesso global das companhias.

 

A empresa

O Uber, empresa global de viagens, percorreu um longo caminho desde que foi lançada em São Francisco em 2010. Hoje, a empresa domina a indústria de carros e motoristas particulares em todo o mundo. Com operações em mais de 71 países e 620 cidades, os motoristas do Uber já realizaram mais de 5 bilhões de viagens.

 

O desafio

Em 2015, o Uber começou a procurar uma plataforma de mensagens moderna que apoiaria o crescimento explosivo das necessidades de clientes, motoristas e colaboradores. A empresa tentou usar o Slack em 2016, mas não conseguiu escalar a solução de acordo com o que era preciso.

Então, eles mudaram temporariamente para o Atlassian HipChat enquanto exploravam o mercado para uma solução de longo prazo (em 2017, o serviço HipScan da Atlassian sofreu uma grande violação de segurança onde os atacantes tiveram acesso às comunicações privadas dos clientes). Por isso, após uma ampla análise, eles perceberam que não existia uma solução única no mercado para atender a todos os seus requisitos.

 

A solução

A empresa decidiu criar a sua própria solução de mensagens corporativas. Ela precisava estar sob controle do time de TI, precisava escalar para dezenas de milhares de usuários simultâneos e deveria se adaptar às necessidades de mudanças rápidas das operações globais do Uber a longo prazo.

O Uber decidiu finalmente construir sua solução no Mattermost, o maior projeto de código aberto do mundo para mensagens corporativas. Colaborando com a Mattermost, Inc., a empresa por trás do projeto open source, eles desenvolveram uma solução empresarial de grande escala. Em questão de meses, os engenheiros do Uber projetaram e implementaram uma evolução da plataforma Mattermost para atender a todas as necessidades do Uber. A solução foi chamada de uChat.

A solução uChat do Uber poderia entregar o que nenhuma outra opção de mensagens no mercado conseguiu:

  • Mensagens de grupo modernas ​​com o uso de menções, hashtags, notificações personalizadas e uma série de integrações com outros aplicativos para garantir a segurança e a escalabilidade.
  • Integração com fluxos de trabalho existentes, a partir do uso de permissões e gerenciamento de configurações inteligente.
  • Controle completo de cada linha do código-fonte e das informações no banco de dados, permitindo a personalização profunda do sistema.
  • Confiabilidade 24 horas por dia, sete dias por semana, a partir de uma solução de nuvem privada altamente disponível e confiável.
  • Flexibilidade para que a equipe envie mensagens em qualquer dispositivo conectado, independentemente dos sistemas operacionais utilizados.
  • Para implementar no iPhone, o Uber pré-provisionou milhares de usuários na plataforma e migrou mais de 20 mil salas de bate-papo para que fosse obtido sucesso no projeto de desenvolvimento.

 

Os resultados

No geral, o lançamento do uChat foi um sucesso impressionante. Os principais benefícios obtidos pela equipe e percebidos pelos colaboradores foram:

  • Mensagens que funcionam em escala: O Uber superou todas as outras soluções de mensagens modernas, pois o Mattermost foi o único sistema que poderia ser escalado sem dificuldades. São mais de um milhão de mensagens enviadas por dia, acessíveis a partir de qualquer dispositivo.
  • Adoção rápida sem a necessidade de treinamento: Como o uChat ofereceu uma experiência de usuário familiar – combinando o melhor de Slack e HipChat, que a equipe de Uber já havia usado – a empresa abraçou a ferramenta em questão de meses.
  • Confiabilidade e independência: Os usuários do uChat não foram afetados por problemas de disponibilidade significantes nos primeiros nove meses de 2017, com uma média de apenas três interrupções e quatro incidentes por mês.
  • Redução de custos: O Uber reduziu os custos de licenciamento de software, com um número menor de soluções de mensagens sendo utilizadas simultaneamente.

De acordo com uma publicação no blog da equipe de engenharia do Uber, a empresa planeja implementar ainda mais recursos em sua já popular plataforma uChat.

A parceria inovadora entre o Uber e a Mattermost tem sido extremamente benéfica para todos os lados. As necessidades do Uber são atendidas e as contribuições do uChat para o projeto Mattermost de código aberto ajudaram a transformar e melhorar ainda mais o software. Assim, é possível ter uma solução corporativa escalável, segura e personalizável para que o trabalho nunca deixe de ser realizado.

 

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